Quem não torceu para a "Costa Zika" em 2014? A Costa Rica foi seleção sensação da Copa do Mundo do Brasil e entrou para história como uma das maiores zebras de todos os tempos. A seleção da América Central se classificou em 1º lugar no "grupo da morte", que possuía as tradicionais seleções uruguaia, inglesa e italiana. O time ainda chegou nas quartas de final, sendo eliminada, nos pênaltis, pela Holanda.
Outra zebra histórica foi a Croácia de 2018. Na Copa do Mundo da Rússia, os croatas, comandados por Luka Modrić, surpreenderam o mundo quando eliminaram a Inglaterra nas semis e chegaram na final da competição. Na fase de grupos, eles ainda aplicaram um sonoro 3 a 0 na Argentina e foram os 1º colocados do grupo D, com 100% de aproveitamento.
As favoritas para a Copa do Mundo de 2022 todos conhecem. E as Zebras? Confira quais seleções poderão surpreender no Qatar:
Dinamarca
Reprodução/ Twitter DBU
Os dinamarqueses podem ser considerados a zebra mais favorita para a copa do Qatar. Além de se classificarem de forma tranquila e consistente nas eliminatórias europeias, os escandinavos fizeram bonito na
Eurocopa 2020, parando nas semifinais da competição.
Espera-se muito de uma Dinamarca que está em 10° lugar no ranking da FIFA, vem embalada de grandes vitórias, como o 2 a 0 sobre a França na Nations League, e se reforçou com a volta de seu líder técnico, o meio-campista Christian Eriksen, jogador do Manchester United.
Senegal
Reprodução/ Twitter Football Senegal
A seleção comandada pelo craque do Bayern de Munique, Sadio Mané, é uma das mais cotadas como surpresa desta Copa. Senegal está na 18º colocação do ranking da FIFA e é considerada a melhor seleção africana, com um elenco recheado de jogadores que atuam nas grandes ligas europeias.
Os senegaleses também se provaram na prática, sendo campeões da Copa Africana de nações em cima do Egito de Mohamed Salah. Aliás, Senegal também conquistou sua vaga para copa no mata-mata contra egípcios, que, apesar de serem vistos como outra boa seleção africana, foram derrotados pelos Leões de Teranga e estão fora do mundial.
Senegal está no grupo A, junto com Qatar, Equador e Holanda. Beneficiada pelo sorteio, mesmo tendo perdido Mané por lesão para as primeiras partidas, a seleção africana é favorita para se classificar para as oitavas de final e, com a volta de seu craque, tem motivos para sonhar com voos maiores no mata-mata.
Uruguai
Reprodução/ Twitter Selección Uruguaya
A seleção Uruguaia não fez um bom ciclo para a Copa do Mundo. A celeste olímpica brigou até o fim para conquistar a classificação e correu sérios riscos de ficar de fora. Porém, após demitir o histórico Óscar Tabárez e apostar no jovem treinador Diego Alonso, os uruguaios emendaram uma boa sequência e se classificaram em 3º lugar nas eliminatórias sul-americana. A equipe está em 14º lugar no ranking da FIFA.
O elenco uruguaio possui um equilíbrio importante para uma Copa, com uma mistura de jogadores experientes, como Suárez e Cavani, de outros que estão no auge da carreira, como Arrascaeta, e de jovens com muito potencial, como Valverde e Darwin Núñez. Caso Alonso consiga preparar um esquema de jogo que entrose e potencialize todos essas peças, a seleção do Uruguai tem boas chances chegar longe nessa Copa.
Comentários