top of page
  • Foto do escritorPedro Tanure

Dezesseis anos depois: Villarreal volta as semifinais da Champions na sua quarta participação

O Submarino Amarelo chega a segunda semifinal de Champions na sua história após eliminar o poderoso Bayern de Munique de Lewandowski e Neuer.



Depois de conquistar a Europa League da última temporada, o Villarreal surpreende de novo e é semifinalista da Champions League. A classificação veio em cima do Bayern de Munique, que era um dos grandes favoritos da a levar a orelhuda, depois de vencer em casa e conseguir um heroico empate na Alemanha.


Essa é a segunda vez que o Submarino Amarelo fica entre os quatro melhores da competição, a primeira foi 16 anos atrás. O time espanhol está apenas na quarta participação na maior competição do velho continente, portanto vamos relembrar todas as campanhas:


Campeões inéditos da Europa League da temporada passada, o Villarreal surpreende mais uma vez e chega a semifinal da Champions. (Foto: Getty Images)
Campeão inédito da última Europa League, o Villarreal surpreende mais uma vez e faz história. (Foto: Getty Images)

Temporada 2005/06 (Semifinal)


É isso mesmo, logo na sua estreia no torneio o Villarreal conseguiu chegar longe na Champions. A vaga na última fase classificatória veio depois de ficar na terceira colocação da La Liga 2004/05, atrás apenas de Barcelona e Real. No início da campanha o Submarino Amarelo eliminou o Everton, já na fase de grupos passou em primeiro a frente de Benfica, Lille e Manchester United.


No mata-mata o time que contava com Riquelme, Forlán e Sorín passou por Rangers e Inter de Milão, nos dois confrontos a classificação foi decidida pelo gol fora de casa. O sonho do inédito título só parou contra o Arsenal, que viria a ser vice, após uma derrota pelo placar mínimo e um empate sem gols.



Forlán ao lado de Sorín e Riquelme eram os principais nomes do time na campanha de 2005/06. (Foto: Getty Images/ Paco Serinelli)
Forlán junto a Sorín e Riquelme eram as referências da campanha de 2005/06. (Foto: Getty Images/ Paco Serinelli)

Temporada 2008/09 (Quartas-de-final)


Com o vice do campeonato espanhol na temporada anterior, o Villarreal conseguiu vaga direta para a fase grupos do maior torneio do continente. Ao lado de Manchester United, Aalborg e Celtic, os espanhóis avançaram em segundo, atrás somente dos Red Devils.


Pelas oitavas, o Submarino Amarelo passou pelo Panathinaikos mas acabou sendo eliminado na fase seguinte, novamente pelo Arsenal. O elenco contava com os brasileiros Marcos Senna e Edmílson além de Pirès e Santi Carzola.


O Submarino Amarelo passou das oitavas eliminando o Panathinaikos, mas caiu contra o Arsenal na fase seguinte. (Foto: Reprocução/Goal)
O Villarreal passou pelo Panathinaikos nas oitavas caiu contra o Arsenal na fase seguinte. (Foto: Reprocução/Goal)

Temporada 2011/12 (Fase de Grupos)


Quarto colocado da La Liga 2010/11, o Villarreal carimbou vaga para a fase de playoff e a terceira participação na Liga dos Campeões. Na pré-Champions, o time teve de reverter o placar contra o Odense no El Madrigal depois de perder na Dinamarca.


Porém, o sorteio não ajudou os espanhóis que caíram no grupo da morte ao lado de Manchester City, Napoli e Bayern de Munique. Último colocado, o Submarino Amarelo deu adeus de forma precoce no torneio sem somar nenhum ponto. No elenco daquela campanha estava Nilmar, que participou de apenas três partidas da fase de grupos.


Depois de passar pelo Odense nos playoffs, o Villarreal caiu no grupo da morte não somando nenhum ponto e sendo eliminado. (Foto: AP)
Depois de passar pelo Odense nos playoffs, o Villarreal caiu no grupo da morte e deu adeus a competição. (Foto: AP)

Temporada 2021/22 (Semifinal)


Após dez anos, o Villarreal voltou a Champions depois do título da Europa League, a maior conquista da história do clube. Com vaga direta na fase de grupos, no sorteio o time caiu ao lado de Atalanta, Young Boys e Manchester United, reeditando a final da temporada anterior.


Segundo colocado do grupo F, o Submarino Amarelo enfrentou a Juventus nas oitavas, avançando depois de um empate no El Madrigal e vencendo por 3 a 0 na Itália. Nas quartas eliminou o Bayern de Munique, um dos grandes favoritos até então, com gol da classificação nos minutos finais. Agora, os espanhóis tem o Liverpool de Jürgen Klopp pela frente e decide em casa na busca pela inédita vaga para a final.


Chukwueze comemora o gol decisivo contra o Bayern na Alemanha. (Fonte: Christian Kaspar-Bartke/Getty Images)
Chukwueze comemora o gol decisivo contra o Bayern na Alemanha. (Foto: Getty Images/ Christian Kaspar-Bartke)




66 visualizações0 comentário
bottom of page