top of page
  • Foto do escritorPedro Tanure

Adeus Mihajlović: Treinador sérvio falece após anos de luta contra o câncer

Ex-jogador de seleção e treinador com passagem pelo futebol italiano, Siniša Mihajlović nos deixou nesta sexta-feira (16), após longa luta contra a leucemia


Nascido em 22 de fevereiro de 1969 na cidade de Vukovar, na antiga Iugoslávia, Siniša Mihajlović teve o último capítulo de sua batalha contra a leucemia nesta sexta-feira (16). O treinador sérvio que marcou seu nome no futebol italiano como jogador faleceu aos 53 anos, deixando cinco filhos e uma neta.


O ex-jogador lutava contra a doença desde 2019, quando ainda treinava o Bologna que, entre idas e vindas, deixou o clube no início de 2022. Durante o tratamento, Mihajlović até chegou a receber alta e voltar a treinar os Rossoblú, no entanto, o quadro piorou e não resistiu a leucemia.


Mesmo ainda em tratamento, o ex-jogador conseguiu voltar aos gramados e foi ovacionado pela torcida. (Foto: EFE/EPA/Giorgio Benvenuti)


Enfileirando títulos nas quatro linhas


Mihajlović foi formado no modesto HNK Borovo, clube de sua cidade natal, onde se profissionalizou, em 1986, e permaneceu por mais dois anos. Depois seguiu no futebol sérvio, passando pelo tradicional Vojvodina, participando do último título nacional do clube, na temporada 88/89. Ainda no futebol do seu país, fez parte do histórico Estrela Vermelha campeão da Champions em 90/91.


As conquistas pelos clubes de seu país o levou para Itália e, vestindo camisas pesadas como de Lazio e Inter de Milão, onde encerrou a carreira, levou dois scudettos e quatro Coppa Italia. Em sua passagem pelo país da bota, também defendeu a Roma e a Sampdoria, se aposentando em 2006.


Apesar de nascido onde hoje é a Croácia, Mihajlović optou por jogar pela Iugoslávia e, posteriormente, por Sérvia e Montenegro. Pela seleção foram 63 partidas entre 1991 e 2003, balançando as redes em 10 oportunidades. Ainda, participou da Euro 2000 e da Copa do Mundo de 1998.


Como jogador o sérvio acumulou títulos e pendurou as chuteiras com a camisa da Inter. (Foto: Alex Morton/Action Images)

Prancheta em mãos: luta dentro e fora do campo


Depois de pendurar as chuteiras, o sérvio iniciou sua trajetória na beira do gramado como assistente técnico na Inter de Milão. Foi na Itália também que teve sua primeira oportunidade como treinador a frente do Bologna, clube no qual retornaria em sua despedida do futebol.


Ainda no calcio passou por Catania e Fiorentina antes de ganhar a chance de treinar a Sérvia. Ao contrário da época de jogador, a passagem de Mihajlović foi curta, durando apenas 15 partidas, participando do ciclo da Copa de 2014 na qual a Sérvia ficou de fora. Em seguida assumiu o comando de Sampdoria, Milan e Torino, sem muito destaque.


Depois de comandar a Sérvia, o ex-jogador teve passagens sem muito destaque no calcio. (Foto: Reprodução/Eurosport)

Antes de retornar para o clube que abriu as portas como treinador, o sérvio teve breve passagem pelo Sporting. De volta ao Bologna, Mihajlović chegou para o lugar de Inzaghi, tirando o time da zona de rebaixamento e terminando a temporada 2018/19 na 10ª colocação, ficando próximo da vaga da Europa League.


Em julho de 2019, o treinador anunciou publicamente o diagnóstico e permaneceu no comando do Bologna até setembro de 2022.

Último clube que treinou já na luta contra a leucemia, Mihajlovic conseguiu a façanha de livrar o Bologna do rebaixamento. (Foto: Facebook/Bologna)

Caso tenha gostado do conteúdo não deixe de conhecer mais do Rota Alternativa no nosso site e redes sociais. Também dê aquela força deixando um comentário e compartilhando a palavra do Rota!

14 visualizações0 comentário
bottom of page